Capoeira -“cantigas na roda”
- admin
- 0
Na capoeira, existem diversos tipos de cantigas na roda que são entoados durante a roda para marcar o ritmo do jogo e inspirar os jogadores. Entre os principais tipos de cantos, destacam-se:
Chula: é um canto improvisado, que segue um ritmo mais acelerado e é utilizado para desafiar o adversário ou para homenagear um mestre ou uma figura importante na capoeira.
Ladainha: é um canto mais lento e solene, que tem uma estrutura mais fixa e é usado para contar histórias ou fazer pedidos aos orixás. Geralmente, a ladainha é entoada pelo jogador que inicia a roda.
Quadra: é um tipo de canto mais animado e rítmico, que é utilizado para incentivar os jogadores e marcar o ritmo da roda. As quadras têm uma estrutura fixa e geralmente são entoadas por todos os participantes.
Corridos: são cantos mais rápidos e intensos, que têm o objetivo de acelerar o ritmo da roda e inspirar os jogadores a aumentar a intensidade do jogo. Os corridos são improvisados e geralmente são entoados pelos jogadores que estão jogando.
Em resumo, os tipos de cantos na capoeira têm funções específicas e ajudam a criar um ambiente animado e inspirador durante a roda, incentivando os jogadores a se superarem e mostrarem suas habilidades.
Acesse o canal vida de capoeira no link abaixo: